Polícia Federal (PF) realizada, desde a madrugada desta quarta feira (14), a operação "Caturra" para combater o crime de tráfico de drogas em Londrina, Ibiporã, Cambé, Sertanópolis, Foz do Iguaçu, no Paraná e em Lajeado, no Rio Grande do Sul. Ao todo, devem ser cumpridos oito mandados de prisão e 16 de busca e apreensão.
De acordo com a PF, a quadrilha é suspeita de utilizar o dinheiro arrecadado com a venda de drogas para a compra de veículos, que eram trocados por mais entorpecentes em transações na região de fronteira com o Paraguai. Setenta policiais participam da operação.
Ainda segundo a PF, o grupo é investigado desde que fevereiro deste ano. Desde então, 12 pessoas foram presas e foram apreendidos aproximadamente 600 quilos de maconha, 60 quilos de crack, 275 munições e 01 arma de fogo.
A ação "Caturra" faz alusão à continuidade de atuação da quadrilha mesmo após as apreensões de drogas e vários de seus integrantes terem sido presos pela PF. Segundo os policiais, o nome caturra foi escolhido porque, em linguagem popular, significa "teimoso".
Informações: G1